O Final Do Ano E O Costume De Vestirmos Branco No Brasil
Celebrar um novo ciclo é algo muito comum por todo o planeta e que não começou há pouco tempo. Há mais de 4 mil anos os povos já comemoravam a chegada do novo ciclo, tudo bem que àquela altura, a contagem era através das estações do ano.
Na região da Mesopotâmia, que hoje está dividida entre Iraque, Kuwait, Síria e Turquia, seus moradores faziam as festas na passagem do dia 22 para o 23 de março, data do início da primavera no Hemisfério Norte, celebrando o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantação e muito importante para eles, que dependiam da agricultura para sobreviver.
Porém, em 24 de fevereiro 1582 foi promulgado pelo Papa Gregório XIII o calendário gregoriano, adotado inicialmente por Espanha, Portugal, Itália e Polônia, fazendo o primeiro dia do ano ser o tão famoso 1º de janeiro e pondo fim ao uso do calendário Juliano, criado pelo líder romano Júlio César no ano 46 a.C., fazendo assim a virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro ser a noite da celebração.
Já o termo Réveillon, derivado do termo “acordar” em francês, é atualmente usado em várias partes do mundo para descrever a festa de virada de ano, mas surgiu no século 17, representando as festas da nobreza francesa que duravam a noite toda e que não tinham data para acontecer. Mas foi a partir do século 19 que essas festas foram adotadas pela nobreza de outros lugares do mundo, influenciados pela cultura francesa.
A nobreza do Brasil foi uma das que adotou o Réveillon, mas o sincretismo religioso característico do passado histórico do país fez as comemorações nacionais adicionarem novos personagens, costumes e (muitas) comidas às festas de Ano Novo. Um desses costumes nacionais é a vestimenta toda branca para a festa da virada, mesmo que muitos as usem sem saber exatamente de onde isso nasceu.
Na década de 70, a praia de Copacabana já era o local de uma das mais famosas festas da virada de todo o planeta e nela muitos praticantes do Candomblé estavam presentes vestidos todos de branco para comemorar a data. E por que eles estavam todos vestidos assim?
Essa tradição vem diretamente da África, onde as tribos se vestiam todas de branco para representar a purificação espiritual. Assim, os praticantes da religião que estavam nas areias das praias cariocas, vestiam o branco e, por já estarem nas praias, faziam oferendas a Iemanjá para conseguir sucesso no ano que estava começando.
As demais pessoas presentes nas praias por achar muito achar bonita a estética e o costume, passaram a usar branco e também adotaram o hábito de pular as sete ondas e oferecer rosas vermelhas para a Rainha do Mar.
Agora que já sabe a origem, para você também estar no clima e no estilo na última festa do ano, nós separamos as melhores peças para os adultos e as crianças, todas trazendo o branco com ponto principal. É só clicar nos links abaixo e escolher o que melhor lhe representa para a festividade!
Masculino:
Feminino:
Infantil:
