Ir para o conteúdo principal
ncard_small_logoncard_international
Parabéns, !
Cartão Netshoes APROVADO!
Faça seu N Card e utilize os benefícios exclusivos ja nessa compra!;)*A análise da solicitação está sujeita à aprovação do banco emissor.
ncard_small_logoncard_international
, Exclusivo! Cartão Netshoes PRÉ-APROVADO para você. Solicite o seu N Card e tenha sempre benefícios especiais. Descontos todos os dias parcelamento exclusivo em até 15x sem juros.
Home Tudo de esportesO que é parkour?

O que é parkour?

Assistir à prática do parkour é impressionante. Os participantes fazem parecer fácil, ir de um lugar a outro, ultrapassando obstáculos, como muros, rampas, vãos, escadas e grades, correndo, saltando, rastejando, se pendurando ou escalando. Sempre apenas com a força do corpo e da mente, sem equipamento algum para auxiliá-los.

O nome parkour vem da palavra francesa “parcours”, que significa percurso. A invenção da atividade física e recreativa é atribuída ao hoje ator francês David Belle. Na adolescência, durante os anos 80, ele e um grupo de amigos queriam se movimentar e fortalecer corpo e mente, por isso criaram uma adaptação da disciplina militar Percurso do Combatente para o meio urbano. 

Leia também:

Conheça 5 curiosidades sobre slackline 

Como começar a pedalar 

O Percurso do Combatente, por sua vez, foi idealizado por Georges Hèbert, criador do Método Natural de educação física. Trata-se de um trajeto cheio de obstáculos usado inicialmente para treinamentos na marinha francesa. 

A inspiração de Belle para criar o parkour veio de sua própria família. Seu pai, Raymond, vivia em um orfanato militar e, para sobreviver à dura realidade e se fortalecer, fazia os percursos militares obrigatórios também à noite, enquanto as outras crianças e jovens dormiam. Os relatos do pai impressionaram David e ele e os amigos criaram seus próprios percursos para evoluir física e mentalmente. 

Como no parkour, o praticante usa apenas a força do próprio corpo e mente para vencer os obstáculos e não existem materiais de apoio, nem de proteção, é preciso muito autoconhecimento para praticar essa atividade. A prática é para todas as pessoas, mas o praticante precisa respeitar os limites do próprio corpo para não se machucar. Uma dica para começar é se juntar a grupos que já praticam parkour. 

Antes de iniciar a atividade, é importante fazer um aquecimento e ativar as articulações. Também é importante estar com roupas confortáveis e tênis para ter toda a liberdade na hora de executar os movimentos. 

Escolha seu tênis para praticar parkour na Netshoes