O patins é um equipamento esportivo que ganhou bastante fama pela praticidade. Afinal, é só calçar e praticar o esporte em ruas, praças, pistas ou vários outros espaços. Agora, escolher o modelo ideal para começar a passear por aí pode ser um desafio se não se atentar a alguns detalhes.
Para facilitar, nós aqui da Netshoes te apresentamos dicas bem simples de seguir. Então, é só seguir a leitura deste artigo para acertar na compra de versões para adultos, seja patins feminino ou masculino, e patins infantis também.
Quais são os tipos de patins?
Um detalhe legal dos patins é que tem vários modelos dele para escolher. O convencional é o de quatro rodas. Também conhecido como quad, conta com dois pares de rodas em cada pé, uma na frente e outra atrás.
A maioria dos tipos desse modelo tem freio regulável. Ou seja, você consegue deixar o cone que te ajuda a parar mais perto ou longe do chão. Esse ajuste é feito com uma chave allen. Agora, também é possível encontrar versões com freio fixo, não regulável. Então, é sempre importante se atentar a essa característica na hora da compra.
Outra versão bem legal são os patins roller, também conhecidos como inline. São aqueles com as rodinhas todas em uma única linha.
É importante notar ainda que o tipo dos patins varia de acordo com a finalidade dele. Você acha modelos freestyle, para usuários avançados; street, para quem adora manobras; e fitness, bons para iniciantes treinarem. E esses são apenas 3 exemplos.
Qual patins é ideal para iniciantes?
A resposta para essa pergunta depende de algumas características. Por exemplo, quem acha o patins 4 rodas fácil costuma considerá-lo assim por causa do equilíbrio trazido pela base retangular formada pelas rodas - inclusive na hora de fazer poses ou tentar andar com um pé só.
Por outro lado, há quem acredite que o patins roller é melhor para quem é inexperiente. Isso porque a fila de rodinhas é mais longa e isso diminui o desequilíbrio do corpo para trás. A maior tolerância a terrenos irregulares desse tipo também é algo geralmente citado entre quem gosta do inline.
Outro detalhe é que modelos básicos de qualquer um desses tipos são os ideais para iniciantes por conta do custo-benefício que oferecem. Costuma ser o caso dos patins com bota fit, que é de tecido. Já os modelos com bota rígida aguentam bastante impacto e, por isso, são indicados para quem tem maior experiência.
As rodinhas também são algo relevante, pois influenciam o andar dependendo do material de que são feitas e da dureza.
De qualquer modo, os patins para iniciantes são melhores para andar por lazer e no início dos treinos para quem é inexperiente. Já o patins profissional dispõe de melhor estrutura para saltos, curvas e manobras, entre outras vantagens.
Qual é o melhor tipo de patins?
Isso vai depender de qual vai ser o seu uso. Para pessoas sem experiência e que querem aprender a andar e se divertir, uma versão básica dá conta do recado. Isso vale tanto para os patins 4 rodas quanto para os patins roller.
Agora, para profissionais ou atletas experientes, é fundamental levar em conta a prioridade na utilização. Por exemplo, um patins para quem vai dançar sobre as rodinhas tem características diferentes daqueles ideais para saltos. E mesmo entre os itens próprios para pulos há aqueles mais reforçados para aguentar o tranco.
Como escolher o patins ideal para você
Para começar, o peso suportado e o tamanho da bota são detalhes essenciais. Sem considerar esses aspectos, andar por aí pode ficar desconfortável.
Além disso, é bom ficar de olho nas rodinhas. Quanto maiores, mais velocidade tendem a te dar. Já as menores propiciam maior equilíbrio.
Outra dica: na hora de comprar tanto os patins 4 rodas como os patins roller é interessante ver se a marca oferece refil de freio. Aí, quando a peça ficar gasta, é só efetuar a troca apenas dela. Isso vale inclusive para o patins infantil.
Por fim, não esqueça de dar um toque de estilo ao seu passeio ou esporte. É fácil encontrar tipos de patins branco e patins preto lindos, além de outras versões bastante coloridas.
Juntando esses aspectos com os outros informados aqui, fica fácil encontrar o modelo ideal para você.
Ah, muita gente acha o patinete mais fácil de andar do que o patins. Afinal, vem com guidão para apoiar e comandar. Só que, como é maior, não pode ser guardado como um patins, por exemplo. Então, o patinete não é tão prático pra passear por aí ou ir para o trabalho. Então, pense bem antes de escolher entre um e outro.
Qualquer que seja a sua decisão, dá para encontrar patins e patinetes bem legais aqui na Netshoes. Aproveita!