Saiba tudo sobre o Sul-Americano de vôlei 2025

Fique por dentro do que aconteceu nas edições masculina e feminina do torneio

O Brasil é uma grande potência no voleibol no Sul-Americano de Vôlei, sempre demonstrando um bom desempenho. Tanto nas edições masculina como feminina, a seleção nacional levou para casa a medalha de ouro em diversos momentos. 

E o melhor ainda é que também conquistou o título na disputa mais recente, no Sul-Americano de Vôlei 2025. Isso apenas demonstra a força e o tamanho da amarelinha dentro desse esporte. 

Se quer entender sobre o torneio e ter outras informações, confira o texto e descubra todos os destaques e principais nomes da edição de 2025!

Por dentro do Sul-Americano de Vôlei 2025

O Sul-Americano de Vôlei 2025 das modalidades masculina e feminina aconteceu durante o mês de março, no estado de Minas Gerais. Participaram equipes de diferentes lugares. Fora as seleções brasileiras, marcaram presença times do Chile, Argentina, Peru, Uruguai e Bolívia. 

Os dois eventos tiveram jogos emocionantes e um alto nível competitivo. Isso porque além do título, quem vence garante vaga direta para o Campeonato Mundial deste ano. Por este motivo, atletas entram com aquela motivação extra para alcançar o topo. 

Em um desses embates, o Praia Clube atropelou o Monteros, da Argentina, por 3 sets a 0, confirmando seu favoritismo na semifinal do masculino. O destaque ficou por conta do ponteiro Marcos e seus 19 pontos anotados na partida que ajudaram a equipe a chegar na final do torneio.

Confira alguns outros momentos marcantes: 

Sul-Americano de Vôlei Masculino 

Disputado entre os dias 12 e 16 de março, em  Belo Horizonte, o Sul-Americano de Vôlei masculino reuniu nove equipes de diferentes países do continente. 

Foram elas: Praia Clube, Sesi Bauru e Cruzeiro, do Brasil; Deportivo Murano, do Chile; Juan Ferreira, do Uruguai; Olympic, da Bolívia; e River Plate, Ciudad Voley e Monteros, da Argentina. Divididas em três grupos, se enfrentaram dentro do chaveamento. Quem liderou o seu pote, assim como o segundo lugar, avançou às semifinais. 

O Brasil manteve sua tradição e domínio no torneio, levando 33 das 38 edições disputadas até agora. O Cruzeiro, vivendo uma era vitoriosa, foi o grande campeão de 2025, chegando a 11 títulos na história. A final contra o Praia Clube acabou sendo apertada e decidida nos detalhes, com os azuis vencendo por 3 sets a 2, com direito a dois deles fechados no tie-break. 

O ponteiro Douglas Souza foi um dos nomes determinantes do embate, marcando 21 pontos. Pelo lado do Praia Clube, os 29 acertos de Franco Paese na ótima atuação não foram suficientes para virar a partida. Os finalistas garantiram vaga no Mundial de Vôlei deste ano. 

Com isso, a equipe mineira se isolou no topo da lista de vencedores do torneio, com uma distância impressionante de seis ouros para os segundos colocados: Paulistano e Clube Banespa. Foi o nono título seguido, alcançando um feito inédito na história do Sul-Americano. 

Sul-Americano de Vôlei Feminino 

O Sul-Americano de Vôlei 2025 feminino aconteceu entre os dias 7 e 11 de março, contando com a participação de sete equipes no total. 

Foram elas: Praia Clube e Minas, do Brasil; Deportivo Murano, do Chile; Atlético Barbato, do Uruguai; Estudiantes de La Plata, da Argentina, e Alianza Lima, do Peru. Divididas em dois grupos, se enfrentaram dentro do chaveamento. Quem liderou o seu pote, assim como o segundo lugar, avançou às semifinais. 

Ao contrário do que aconteceu no masculino, o Praia Clube ganhou ao bater o Alianza Lima por 3 sets a 0. As meninas brasileiras dominaram o jogo desde o primeiro lance, com uma atuação de gala da central  Adenízia e sua alta eficiência nos bloqueios.

Apesar da derrota contra as peruanas na fase de grupos, a final parecia outra partida. O segundo set vencido por 25 a 12 já demonstrava que a equipe comandada por Marcos Miranda estava praticamente com uma mão no título. Foi a sétima decisão seguida do time, vencendo em três oportunidades e confirmando o domínio do Brasil na América do Sul. 

Após a vitória, o Praia se aproximou do top 5 maiores vencedores, atrás dos brasileiros: Osasco, Rio de Janeiro, Minas e Fluminense. Além disso, garantiu sua vaga no Campeonato Mundial. 

A história do Sul-Americano de vôlei

O Campeonato Sul-Americano de Vôlei é uma das competições mais tradicionais do esporte no continente, reunindo times  masculinos e femininos desde sua criação. Organizado pela Confederação Sul-Americana de Voleibol, o torneio teve a primeira edição em 1970. Com o tempo, se consolidou como um dos principais embates do calendário esportivo na América do Sul.

Ao longo dos anos, cresceu em prestígio e nível técnico. Clubes brasileiros e argentinos dominam historicamente o quadro de vitórias e títulos. No entanto, equipes de países, como Peru e Colômbia, têm crescido e buscado melhores colocações.

Veja ainda outros detalhes do torneio:

Formato e fases

O formato varia de acordo com o número de participantes, mas geralmente envolve uma fase de grupos seguida por semifinais e finais. Quem vencer garante vaga no Campeonato Mundial da Federação Internacional de Voleibol, aumentando a importância da disputa. 

Evolução do torneio

Com a crescente profissionalização da modalidade na América do Sul, a tendência é que o torneio continue evoluindo, se tornando cada vez mais atraente para patrocínios, torcida e imprensa. 

Preparação para desafios maiores

Pelo lado dos times e atletas, a participação não apenas representa a chance de conquistar algo de enorme prestígio, mas também de se preparar para desafios maiores, como o Mundial de Clubes. 

Maiores campeões

No feminino, o Fluminense é o maior campeão com 6 conquistas, seguido do Minas e Deportivo Power, do Peru, com 5 ouros cada. Já no masculino, a diferença do primeiro colocado para o segundo é grande. O Cruzeiro lidera a lista de forma isolada, com 11 títulos. Logo abaixo, Paulistano e Clube Banespa dividem o lugar com 5 triunfos. 

Assuntos relacionados

Cada saque, bloqueio e ataque na bola de vôlei profissional aumenta a temperatura da partida. E existem diversos outros campeonatos para quem quer conferir estrelas de seleções nacionais e internacionais ainda neste ano. E o grande palco deles será o Campeonato Mundial. Confira mais detalhes na matéria Mundial de Vôlei 2025: saiba detalhes sobre o torneio.