Quais as principais competições de ciclismo do mundo?

Quem adora esporte está sempre ligado em tudo o que acontece ao redor do planeta. Fãs de bicicleta, por exemplo, têm o costume de acompanhar todas as principais competições de ciclismo no mundo. Criada na última década do século XVIII, por volta de 1890, a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos e entusiastas.  E […]

Quem adora esporte está sempre ligado em tudo o que acontece ao redor do planeta. Fãs de bicicleta, por exemplo, têm o costume de acompanhar todas as principais competições de ciclismo no mundo. Criada na última década do século XVIII, por volta de 1890, a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos e entusiastas. 

E não são poucas as pessoas que admiram as diversas categorias dos torneios realizados pelos profissionais que tem na arte de pedalar um estilo de vida. Se você já está familiarizado com o tema ou está começando nessa área agora, saiba que é muito importante ficar por dentro de todas as novidades a respeito. Aproveite para conhecer os melhores campeonatos e se aprofundar de vez. 

Tour de France

A mais tradicional do ciclismo mundial, o Tour de France teve sua 1ª disputa no ano de 1903. O criador do evento foi o jornalista Henri Desgrange, também responsável por fundar o jornal francês L’Auto, hoje conhecido pelo planeta inteiro como L’ Equipe. A ideia central para o desenvolvimento do projeto era a de que uma prova de ciclismo ajudaria a aumentar a circulação do veículo de imprensa.

O primeiro vencedor da história foi o conterrâneo Maurice Garin. Durante os anos, o formato da estrutura de participação dos atletas mudou de forma considerável. O que antes apresentava competidores correndo sozinhos pelo título, passou a incluir o sistema por equipes a partir de 1930. 

Integrando o calendário de ciclismo desde então, o Tour de France costuma mudar o percurso a cada edição realizada, No entanto, a Champs-Élysées é sempre mantida como o local da chegada. Já são dezenas de vencedores em mais de 120 anos de existência, com quatro atletas dividindo o posto de maior campeão: os franceses Jacques Anqueti e Bernard Hinault, o belga Eddy Merckx e o espanhol Miguel Indurain. Cada um possui cinco troféus.

Em junho de 2023, a corrida ganhou uma série da Netflix. Na sua primeira temporada, a produção mostrou os bastidores da competição, transformando quem competiu em personagens e revelando as situações pelas quais precisam passar para alcançarem a glória eterna. Em 2024, a obra chega ao seu segundo ano.

Paris-Roubaix

Mantendo a França como cenário, a Paris-Roubaix é uma das provas clássicas ciclismo mais antigas do mundo. A primeira edição do torneio aconteceu ainda em 1896. Dessa forma, é impossível falar deste circuito e não pensar em tradição. Tem esse nome por sua largada ser realizada na capital do país e terminar na cidade de Roubaix, próxima à fronteira com a Bélgica.

Dentre as características marcantes desta competição está a presença de diversas estradas de paralelepípedos. Entretanto, a corrida também é conhecida por outras características bastante específicas. Em virtude disso, as bicicletas utilizadas para o traçado possuem quadros e rodas desenvolvidas especialmente para esta ocasião. Além disso, é comum encontrar pneus furados e problemas mecânicos ao longo do trajeto.

Apesar de ser extremamente difícil, com ciclistas considerando o evento como uma brincadeira devido às condições complicadas, também apresenta pontos positivos. Em 2021, por exemplo, foi realizada a Paris-Roubaix Femmes, feita exclusivamente para o público feminino, reforçando o seu compromisso com a inclusão.

Roger De Vlaeminck e Tom Boonen, dois atletas belgas, detém o posto de maior vencedor da corrida, com quatro conquistas para cada um. O atual campeão é o holandês Mathieu van der Poel, que também saiu vitorioso em 2023. O pódio deste ainda foi composto por Jasper Philipsen, da Bélgica, e Mads Pedersen, da Dinamarca.

Mundial de Ciclismo de Pista

Partindo agora para o ciclismo de pista, o campeonato mundial da categoria está entre os mais prestigiados do mundo. O nome para essa modalidade é dado pelo fato das provas serem todas praticadas em velódromos, a céu aberto ou locais cobertos. Neste caso, ciclistas costumam ser mais corpulentos e em comparação com os competidores de estrada.

Vale ressaltar que, aqui as bicicletas não possuem qualquer sistema de freio, fazendo com que a única possibilidade de parar a bike seja por meio da desaceleração natural. Diversos tipos diferentes de provas são disputadas, incluindo sprint individual, sprint por equipes, contra-relógio, keirin, perseguição individual, perseguição por equipes, corrida por pontos, scratch, Omnium e Madison.

Brasil Ride

É claro que a lista não poderia não poderia deixar de fora uma das principais competições do cenário nacional. Com o maior serviço de infraestrutura em torneios de mountain bike por etapas, a Brasil Ride é referência quando o assunto é MTB. Cuidando de todos os detalhes externos, o foco principal do projeto é que os atletas possam se dedicar totalmente às corridas. 

O evento é uma ultramaratona disputada em fases compostas por equipes de dois integrantes, podendo ser amadores ou profissionais. Credenciada pela União Ciclística Internacional, as equipes precisam correr por todo o trajeto cuidando de si e de seus equipamentos. 

O regulamento da competição deixa claro que apenas as bicicletas de mountain bike e que estão em boas condições podem ser utilizadas na largada de cada etapa. Afinal, o percurso das corridas inclui trilhas, montanhas e diversos outros tipos de terrenos irregulares ao ar livre. O objetivo principal da modalidade é estreitar o contato com a natureza.

A Brasil Ride tem 600 quilômetros de extensão, com diferença de altura de 13 mil metros entre o ponto mais alto e o mais baixo. Os atletas costumam pedalar cerca de 80 a 100 quilômetros por dia. Apesar do forte desgaste de quem participa, a procura por vagas é sempre um ponto urgente, uma vez que poucas são disponibilizadas por edição.

Outras competições importantes

Além dos torneios apresentados, vale ressaltar que há muitos outros sendo realizados mundo afora. Na Europa, por exemplo, seguindo a forte tradição do ciclismo no continente, é possível encontrar competições como Giro d’Italia e Giro de Lombardia, na Itália, Vuelta a España, na Espanha, e Liège-Bastone-Liège, na Bélgica. 

Para o lado das Américas, existe a clássica La Ruta de Los Conquistadores, que acontece na Costa Rica, e a Race Cross América, com largada na Califórnia, nos Estados Unidos, conhecida por oferecer rotas mais difíceis para ciclistas em competição.

Gostou de saber mais sobre o tema e quer começar a pedalar o quanto antes? A bicicleta ideal para você está na Netshoes! Aproveite!