Prova de velocidade no ciclismo: Como funciona?

Existem várias modalidades no ciclismo, entre elas o ciclismo de pista, o qual é uma das provas mais rápidas deste esporte. As disputas, que exigem velocidade e estratégia, ocorrem em velódromos específicos para esse tipo de corrida. Assim como o ciclismo de estrada, essa faz parte dos Jogos Olímpicos desde o início, em 1896, realizado […]

Existem várias modalidades no ciclismo, entre elas o ciclismo de pista, o qual é uma das provas mais rápidas deste esporte. As disputas, que exigem velocidade e estratégia, ocorrem em velódromos específicos para esse tipo de corrida.

Assim como o ciclismo de estrada, essa faz parte dos Jogos Olímpicos desde o início, em 1896, realizado em Atenas, na Grécia. Ao competir, é preciso ter bom impulso e fazer uma arrancada. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o ciclismo de pista regras, história e tipos de prova? Vem comigo que vou te contar!

O que é o ciclismo de pista?

Não é muito claro quem criou o ciclismo de pista, pois foi desenvolvido à medida que as bicicletas se tornaram mais populares e as pessoas passaram a competir em pistas de madeira montadas em ambientes fechados. 

Nessa modalidade, ciclistas percorrem o caminho em um velódromo. O número de pessoas disputando depende do tamanho da pista: nas de 200m participam até 20, nas de 250m são 24, e nas de 333m, 36 atletas.

As bikes utilizadas nessas competições são diferentes das demais que conhecemos. Elas têm apenas uma marcha e não possuem freios, assim evita que atletas se machuquem numa frenagem. Aí, você me pergunta como fazer para parar a bike caso seja necessário? Bom, para diminuir a velocidade, é preciso pedalar em reverso.

O fator principal da disputa é a rapidez. No ciclismo de pista velocidade máxima pode chegar a até 70km/h. 

A modalidade se divide em três eventos de velocidade, sendo eles o individual, por equipe e keirin. Também há categorias de resistência, as quais são Madison, Omnium e perseguição por equipe. Agora, vou te contar como funciona cada uma delas!

Como funciona a prova de velocidade no ciclismo?

A prova de velocidade é disputada por no máximo 30 ciclistas. Na rodada de qualificação, devem correr individualmente na pista e completar três voltas, mas só os 200m finais são cronometrados. As 24 pessoas com os melhores tempos se classificam para a próxima fase, onde são realizados 12 confrontos diretos em duplas.

Quem vence essa etapa avança. Quem ficou para trás vai para a repescagem. Nela, a disputa é dividida em quatro baterias com três ciclistas. As pessoas que se destacam em cada uma delas avança para a rodada seguinte, praticada por 16 ciclistas que competem em confronto direto mais uma vez.

Quem ganhou se classifica para a terceira rodada e há uma nova repescagem para quem ficou no caminho, com quatro baterias de dois atletas. Completando assim 12 concorrentes para a próxima fase, gerando mais seis disputas de duplas.

Os seis vencedores partem direto para as quartas de final, enquanto os demais competem uma última repescagem, com duas baterias de três pilotos. A partir das quartas, cada confronto é decidido em uma série de melhor de três, onde se classifica quem vencer duas.

Também conhecida como sprint, a prova de velocidade ciclismo costuma ser marcada por muito impulso e arrancadas. Ciclistas precisam usar a força máxima para vencer, mas também é necessário estratégia.

Por exemplo, nas disputas entre dois atletas, das três voltas realizadas na pista, apenas a última é cronometrada. Sendo assim, as duas primeiras rodadas, que geralmente são mais lentas, servem para que atletas se estudem mutuamente e elaborem suas táticas. Agora que conhecemos uma das provas individuais, veja as próximas!

Velocidade por equipes

Cada time conta com três ciclistas que trabalham em conjunto para completar as três voltas mais rápido. Todos iniciam a corrida simultaneamente, mas a cada rodada uma pessoa deixa a pista. Quem resta e cruza a linha de chegada primeiro vence.

Keirin

Neste tipo de disputa, atletas fazem seis voltas no total, sendo três controladas por uma bicicleta motorizada que segue na frente ditando a velocidade da pista, que vai aumentando de 30km/h para 50km/h. Assim que ela sai de cena, ciclistas ficam livres para arrancar ou fazer um sprint até a chegada.

Madison

É um revezamento em dupla, em que o resultado é determinado pela quantidade de pontos acumulados pela equipe durante o evento. Uma pessoa de cada time compete em alta velocidade na parte baixa da pista, enquanto a outra fica na parte alta, em ritmo mais lento. Quem participa  pode trocar de posição ao longo da corrida. No masculino, são disputadas 200 voltas; e no feminino, 120.

A pontuação é registrada assim: os sprints são contados a cada dez voltas, onde o primeiro lugar ganha cinco pontos, o segundo fica com três, o terceiro com dois e o quarto com um. No último sprint, os pontos são em dobro.

Omnium

Essa lembra um pouco as disputas como decatlo ou pentatlo em sua forma, mas compreende apenas quatro provas diferentes. Ela serve para testar a versatilidade e as habilidades de ciclistas.

Durante o scratch, atletas iniciam simultaneamente e correm até o final para ver quem chega primeiro. Na corrida de tempo, acumulam pontos ao completar voltas. Na de eliminação, a cada volta o último colocado deixa a disputa. Já a de pontos lembra o Madison, pois atletas ganham pontos durante sprints intermediários.

Como treinar para uma prova de velocidade no ciclismo?

Quem pratica ciclismo de pista no Brasil geralmente encontra um obstáculo: a falta de velódromos. Mas se, mesmo assim, quiser treinar para aumentar sua velocidade, eu separei algumas dicas de treino para você seguir.

Os treinos de tiros são importantes para desenvolver uma explosão muscular, mas precisam ser alinhados com outros pontos como resistência aeróbica, ritmo e cadência. 

Para esse exercício, escolha um local plano. Aqueça dando voltas leves de 8km, depois faça seis tiros de 2km pedalando o mais forte que você conseguir e 2km fracos. Finalize rodando 2km bem leves.

O regenerativo vai te ajudar a se recuperar dos treinos mais intensos e se adaptar aos estímulos. Ele favorece o ganho de condicionamento físico. Pedale em um local plano, fazendo quatro voltas de 40km num ritmo moderado e constante.

A cada sete ou dez dias você pode praticar um exercício específico de força em subidas, para fortalecer os músculos. Percorra até 40km realizando ao menos cinco subidas íngremes. É importante manter uma pedalada moderada e progressiva na subida e descansar durante as descidas.

Por último, teste o seu corpo. Para isso, opte por fazer treinos longos. Tente pedalar por duas horas em um ritmo mais rápido e avalie como você responde a esse estímulo.

O ideal é fazer pelo menos quatro treinamentos durante a semana. Mas a depender do seu condicionamento físico e objetivo, você pode variar entre três e seis. 

Onde comprar itens para ciclismo?

Se curtiu as dicas e resolveu começar a sua carreira de ciclista de velocidade, a Netshoes tem o equipamento perfeito para você! São vários modelos de bicicleta como a Athor V-One, ideal para a modalidade Speed. No site e no app há ainda capacetes, luvas, roupas e até sapatilhas, tudo para aumentar o seu conforto durante as pedaladas.