Conheça o Tour de France (competição mundial de Ciclismo)

O Tour de France é a competição mais tradicional, duradoura e importante do ciclismo mundial, o que garante uma das maiores audiências no planeta entre os eventos esportivos. Se você já ouviu falar sobre o torneio, mas nunca parou para acompanhar ou não entende como funciona, está no lugar certo porque eu tenho muitas informações […]

O Tour de France é a competição mais tradicional, duradoura e importante do ciclismo mundial, o que garante uma das maiores audiências no planeta entre os eventos esportivos.

Se você já ouviu falar sobre o torneio, mas nunca parou para acompanhar ou não entende como funciona, está no lugar certo porque eu tenho muitas informações para te passar!

Como surgiu o Tour de France?

A primeira edição da prova aconteceu em 1 de julho de 1903, pensada pelo jornalista, ciclista e fundador do jornal L’Auto, Henri Desgrange, após sugestão de um de seus funcionários, Géo Lefèvre. Para esse empresário, promover uma disputa de ciclismo ajudaria a aumentar a circulação do veículo de comunicação.

O torneio teve largada em Montgeron e chegada em Ville d’Avray, áreas de Paris. A organização realizou seis etapas entre a capital da França, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes. Sessenta ciclistas participaram da competição, que acabou em 19 de julho e teve como vencedor Maurice Garin.

Logo em seu início, o Tour de France era marcado como uma grande prova de resistência. Ao longo dele, os participantes dormiam nas estradas do trajeto e não podiam receber assistência de nenhum tipo. Tanto que um grande número de participantes pegaram um trem para cortar o caminho e, por isso, acabaram desclassificados.

Já em 1910, aconteceu a primeira versão com etapas montanhosas, onde ciclistas passavam por caminhos sem pavimentação. Era preciso carregar pneus extras em volta do tórax e pendurar sacos de ferramentas no guidão para fazer consertos e substituições, caso fossem necessários.

Desde a sua criação, a competição só não aconteceu em duas ocasiões distintas: a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 a 1918, e a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945.

Inicialmente o Tour era uma prova individual, em que qualquer atleta podia se inscrever para participar. Mas, a partir de 1930, ela passou a ser disputada também por equipes nacionais.

Como funciona o Tour de France?

O Tour de France tem aproximadamente 3.500km e é composto de 21 etapas realizadas em 23 dias. Dois deles são destinados para descanso. Essas datas podem ser divididas entre corridas individuais ou de grupo, e contam com diferentes estilos de provas praticadas em todo tipo de terreno: altas montanhas, montanhosas, planícies, mistos e contrarrelógio. 

As de altas montanhas geram um ganho altimétrico de mais de 4.000m acumulados e são decisivas para definir lideranças. Possuem poucas subidas no percurso, mas as que existem são muito íngremes. As montanhosas acumulam 3.000m de altimetria, com aclives pouco acentuados. E as planas, como o nome dá a entender, são retas.  

Já as provas contrarrelógio são bem mais curtas, de até 34km. Nelas, atletas pedalam individualmente no percurso para ver quem faz o melhor tempo. Na primeira semana geralmente são realizados os percursos planos, de chegadas bastante disputadas. 

Depois do primeiro descanso, na segunda semana as etapas chegam até as montanhas dos Pirineus. Após a segunda folga, começa a última semana da competição e a disputa nos Alpes.

Só prossegue no Tour de France quem completa a prova do dia anterior no tempo limite de cada etapa, que varia de acordo com uma velocidade média determinada para cada data. Ou seja, se abandonar uma, está fora da disputa. 

O que são as camisas coloridas no Tour de France?

Vence quem, após as 21 etapas, tiver o menor tempo acumulado entre todas as medições. É tradição que quem lidera classificação vista uma camisa amarela para se sobressair no meio da multidão de ciclistas. Quem consegue o menor tempo somado após cada etapa larga de amarelo no dia seguinte. No entanto, existem outras cores específicas para outros líderes.

A blusa verde é vestida por quem vence etapas planas e passa primeiro por algumas metas ao longo da prova. Só que, em vez de somar tempo, a pessoa soma pontos. A branca com bolinhas vermelhas vai para quem conquista a posição de melhor escalador, que chega primeiro em partes de altas montanhas. E a totalmente branca indica atletas sub-26 na somatória de tempo. 

Entenda a formação de equipes no Tour de France

Cada equipe é composta por oito ciclistas, cada um com a sua função dentro do grupo. Por exemplo, a posição de capitão é de quem vai brigar pela camisa amarela, que consegue se destacar nos diferentes terrenos e busca fazer o menor tempo possível no final das 21 etapas.

Outras posições são:

Escalador: especialista em corridas montanhosas;

Corredor: pode fazer trajetos menores de alta velocidade;

Trialista de tempo: ciclista de resistência, que consegue manter uma alta velocidade durante bastante tempo para ganhar etapas de sprint ou contrarrelógio;

Capitão de estrada: responsável por executar a estratégia da equipe e garantir que cada atleta esteja no lugar certo, na hora certa;

Gregários: pedala na frente para ajudar o capitão, protege do vento e de outros ciclistas, além de pegar alimentos e líquidos para colegas de grupo.

As funções de cada participante podem mudar à medida que a prova vai acontecendo. Por exemplo, se o capitão cair ou perder tempo por algum motivo, outra pessoa assume a função. O importante é ter sempre alguém para desempenhar cada tarefa.

Tour de France 2024

O Tour de France 2024 aconteceu entre os dias 29 de junho e 21 de julho. O percurso é alterado a cada edição, mas a chegada acontece sempre na avenida Champs-Élysées, em Paris. Esse ano, Florença, na Itália, virou o palco de início. Agora, como a capital francesa sediou os jogos olímpicos, o trajeto terminou em Nice, na França. Essa foi a 111ª edição da competição. 

Outra dúvida muito comum: tour de France quantos km são trilhados? Em 2024 foram percorridos 3.492km, com 52.230m de altimetria acumulada, passando pela cordilheira dos Apeninos, na Itália, pelas montanhas do Maciço Central e os Pirineus, na França.

As etapas do Tour de France 2024 etapas

Em relação a Tour de France 2024 etapas, a divisão das 21 aconteceram da seguinte forma: 

29 de junho – Etapa 1 – Florença a Rimini – 206km – etapa montanhosa

30 de junho – Etapa 2 – Cesenatico a Bolonha – 200km – montanhosa

1 de julho – Etapa 3 – Piacenza a Turim – 229km – plana

2 de julho – Etapa 4 – Pinerolo a Valloire – 138km – alta montanha

3 de julho – Etapa 5 – Saint-Jean-de-Maurienne a Saint-Vulbas – 177km – montanhosa

4 de julho – Etapa 6 – Mâcon a Dijon – 163km – plana

5 de julho – Etapa 7 – Nuits-Saint-Georges a Gevrey-Chambertin – 25km – contrarrelógio

6 de julho – Etapa 8 – Semur-en-Auxois a Colombey-les-Deux-Églises – 176km – plana

7 de julho – Etapa 9 – Troyes a Troyes – 199km – montanhosa

8 de julho – Sem etapa – 1º dia de descanso

9 de julho – Etapa 10 – Orléans a Saint-Amand-Montrond – 187km – plana

10 de julho – Etapa 11 – Évaux-les-Bains a Le Lioran – 211km – alta montanha

11 de julho – Etapa 12 – Aurillac a Villeneuve-sur-Lot – 204km – plana

12 de julho – Etapa 13 – Agen a Pau – 171km – plana

13 de julho – Etapa 14 – Pau a Saint-Lary-Soulan Pla d’Adet – 152km – alta montanha

14 de julho – Etapa 15 – Loudenvielle a Plateau de Beille – 198km – alta montanha

15 de julho – Sem etapa – 2º dia de descanso

16 de julho – Etapa 16 – Gruissan a Nîmes – 187km – plana

17 de julho – Etapa 17 – Saint-Paul-Trois-Châteaux a Superdévoluy – 178km – alta montanha

18 de julho – Etapa 18 – Gap a Barcelonnette – 179km – montanhosa

19 de julho – Etapa 19 – Embrun a Isola 2000 – 145km – alta montanha

20 de julho – Etapa 20 – Nice a Col de la Couillole – 133km – alta montanha

21 de julho – Etapa 21 – Mônaco a Nice – 34km – contrarrelógio

Classificação no Tour de France

A Tour de France classificação ficou assim: Tadej Pogacar, da Eslovênia, conseguiu a posição de campeão. Ele se tornou tricampeão do torneio, após ter vencido também em 2020 e 2021. Além de vestir a camisa amarela, o esloveno venceu seis etapas individuais, incluindo a última de contrarrelógio. Em 121 anos de disputa, essa é apenas a décima vez que a prova termina desta forma.

Pogacar fechou o percurso do primeiro dia em 45 minutos e 24 segundos. E completou o Tour de France em pouco mais de 83 horas. Ele usou o amarelo em 18 das 21 etapas do Tour.

Os 10 primeiros colocados foram:

  1. Tadej Pogacar, da equipe UAE Team Emirates
  2. Jonas Vingegaard, Team Visma | Lease a Bike
  3. Remco Evenepoel, Soudal Quick-Step
  4. João Almeida, UAE Team Emirates
  5. Mikel Landa, Soudal Quick-Step
  6. Wilco Kelderman, Team Visma | Lease a Bike
  7. Derek Gee, Israel-Premier Tech
  8. Adam Yates, UAE Team Emirates
  9. Enric Mas, Movistar Team
  10. Carlos Rodriguez, INEOS Grenadiers

Onde assistir Tour de France?

Tour de France onde assistir? Essa é uma pergunta que acontece bastante, já que não se trata de um evento amplamente televisionado. Aqui no Brasil é possível acompanhar a disputa pelo canal ESPN. 

Como começar a pedalar?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Tour de France? Se você leu esse texto, acha que o ciclismo pode ser o seu esporte e já quer começar a pedalar, a Netshoes tem a bicicleta ideal para a sua aventura!

São diversos modelos, tanto direcionados ao lazer como à prática de modalidades. Se quer fazer trilhas, opte por aquelas indicadas para mountain bike. Um bom exemplo é a GTS Aro 29 Feel. Ela é excelente em estradas de terra, bem como pode ser usada em passeios urbanos. 
Você também encontra outros equipamentos essenciais para começar a sua vida no ciclismo: capacetes, óculos, luvas, kits de acessórios como lanterna e refletores de luz, que são muito importantes nas pedaladas noturnas, calibrador de pneu e até roupas esportivas. Aproveite as ofertas!