Ciclismo profissional: Tudo o que você precisa saber

Andar de bicicleta é um dos exercícios físicos mais completos e populares no mundo. Seja para o lazer, meio de transporte ou trabalho, é muito comum ver ciclistas nas ruas em qualquer dia e horário. Por ser uma atividade prazerosa, é normal que algumas pessoas passem a querer fazer dela algo profissional, mas é preciso […]

Andar de bicicleta é um dos exercícios físicos mais completos e populares no mundo. Seja para o lazer, meio de transporte ou trabalho, é muito comum ver ciclistas nas ruas em qualquer dia e horário. Por ser uma atividade prazerosa, é normal que algumas pessoas passem a querer fazer dela algo profissional, mas é preciso se atentar a alguns detalhes.

Há quem possa pensar que uma boa bike é a única coisa necessária para seguir no ciclismo profissional, mas não é bem assim. É indispensável contar com um bom preparo físico, se alimentar e hidratar corretamente, além de ter uma vida regrada e constância em treinos. 

Quer saber como se tornar um ciclista profissional? Eu separei algumas dicas para você!

O que é preciso para ser um ciclista profissional?

Para começar, é necessário definir em qual modalidade deseja se especializar. É claro que você pode experimentar as diferentes categorias de ciclismo, como speed ou mountain bike, antes de decidir qual será seu foco. Mas, a escolha é importante para que os treinos sejam dedicados a esse objetivo. 

É fundamental ainda ter tempo. Se você quer ser ciclista pro, é preciso dedicação. É difícil medir quantos km um ciclista profissional pedala por dia, mas é comum que atletas façam treinamentos diários de duas a quatro horas para dominar técnicas de pedalada e desenvolver o fôlego. Estes são requisitos importantes quando você pretende participar de competições.

Investir em bons equipamentos faz toda a diferença. Prefira bicicletas com quadros de alumínio ou carbono, que favorecem a durabilidade, resistência e performance. Uma opção é a GTS Feel Aro 29, que é ótima se o seu objetivo for optar por uma mountain bike. Preste atenção em outros componentes, como freio, suspensão e câmbio, pois eles também contribuem para o desempenho.

Sempre confira se o equipamento escolhido é realmente apropriado para você. Leve em consideração as suas medidas para adquirir um modelo com o tamanho do aro e do quadro corretos. Isso ajuda a evitar lesões e deixa os treinos mais confortáveis.

Ter o acompanhamento de nutricionista para alimentação e hidratação ideais é fundamental. Treinos profissionais são exaustivos, causam muita perda de líquidos e gasto de calorias, então é preciso repor nutrientes com frequência.

Além de refeições saudáveis e água, você pode recorrer aos suplementos para melhorar a sua performance. Tomar whey ajuda no consumo das proteínas diárias. E a creatina garante mais força e boa recuperação dos músculos. Todos esses fatores podem fazer a diferença para você se tornar um atleta profissional de ciclismo.

Como escolher uma modalidade no ciclismo profissional?

Lembra que no tópico acima eu falei sobre a importância de decidir em qual modalidade você quer ingressar profissionalmente para fazer seus treinos mais dedicados e específicos à sua escolha? Bom, agora você vai conhecer as modalidades!

BMX

Foi inspirado no motocross e é muito popular, tanto que desde 2008 se tornou um esporte olímpico. Esse é um tipo de ciclismo onde são utilizadas bicicletas menores, perfeitas para realização de manobras em pistas de terra e asfalto.

É dividido em duas categorias. O BMX Racing tem como foco as corridas em velocidade. Atletas competem em pistas com rampas, curvas e obstáculos. Já no BMX Freestyle, competidores fazem manobras e acrobacias em terrenos diferentes, como praças, parques e ruas. Ainda existem subcategorias dentro do freestyle, as quais são street, park, flatland, vert e dirt.

Mountain Bike

Também é uma modalidade olímpica. É praticado em relevos acidentados como florestas, montanhas e áreas rurais. As bikes contam com elementos como pneus largos e com cravos para uma melhor aderência ao chão, uma suspensão resistente para absorver impactos e quadros duráveis. Tudo isso para garantir uma boa performance nesses terrenos desafiadores.

O MTB é dividido em várias categorias. O cross-country é a mais conhecida. É praticada em percursos variados, com descidas, subidas e terrenos técnicos. As competições podem ser realizadas com circuitos curtos e repetidos, como acontece nas Olimpíadas ou longas distâncias. Também existem o downhill, enduro, trail, freeride e fatbike.

Ciclismo de estrada

Diferentemente das outras duas, essa é uma modalidade praticada em estradas pavimentadas, com bikes leves e aerodinâmicas, ideais para altas velocidades e longas distâncias. É uma das alternativas mais populares de competição ciclística.

Pode ser disputada em equipes, onde cada participante tem sua função. O trabalho coletivo e o desenvolvimento de estratégias são essenciais nesse tipo de atividade. Um dos torneios mais importantes é o Tour de France, mas esse esporte também participa das Olimpíadas.

Ciclismo de pista

Praticado em velódromos com pistas ovais de curvas inclinadas, esse tipo de ciclismo é muito veloz e preciso. As bicicletas precisam ser leves e simples, com pneus lisos para reduzir o atrito com a pista. É dividido em subcategorias: sprint, keirin, perseguição individual e por equipes, corrida de pontos, madison, e omnium.

Entre todas as outras que conhecemos anteriormente, essa é a que faz parte dos Jogos Olímpicos modernos há mais tempo.

Como entrar em uma equipe de ciclismo?

Participando de campeonatos com frequência e apresentando bons resultados, você pode chamar atenção de profissionais do segmento e, eventualmente, conseguir ingressar na área. 

Mas também há a possibilidade de montar uma equipe, juntando ciclistas com diversos atributos. Um time bem entrosado e que se destaca em competições pode atrair patrocinadores, o que garante a participação em diferentes provas e mais oportunidades de crescimento. Seja como for, é importante estar de acordo com o propósito do grupo e se dedicar nos treinamentos.

Como viver de ciclismo?

Apesar de parecer um sonho poder viver viajando e participando de torneios esportivos, a vida de um ciclista profissional requer dedicação, planejamento e, principalmente, talento.

Participe de todas as competições que puder para ganhar visibilidade e ter a chance de entrar para alguma equipe. Conseguir uma rede de patrocínios ajuda muito, especialmente quando se trata de salário.

A garantia de um pagamento todo mês afasta a preocupação de ter que arrumar outro serviço para poder se manter e também assegura que você esteja sempre com os equipamentos em ótimo estado. Assim, seu único trabalho será se dedicar aos treinos e ao time. Com bons resultados, as chances de ganhar premiações aumentam e os rendimentos também.

Outra maneira de chamar atenção é criando conteúdos sobre o ciclismo, como perfis em redes sociais mostrando o dia a dia dos treinos, a sua preparação ou os dispositivos que você usa. Ter uma presença ativa na internet pode ajudar a alavancar a sua vida profissional.
E aí, gostou desse conteúdo? Se você quer se tornar um ciclista profissional brasileiro, eu espero que essas dicas te ajudem a alcançar esse propósito. A Netshoes tem todos os equipamentos necessários para que você possa iniciar a sua carreira, como bikes variadas, capacetes e luvas. Aproveite!