Ir para o conteúdo principal
ncard_small_logoncard_international
Parabéns, !
Cartão Netshoes APROVADO!
Faça seu N Card e utilize os benefícios exclusivos ja nessa compra!;)*A análise da solicitação está sujeita à aprovação do banco emissor.
ncard_small_logoncard_international
, Exclusivo! Cartão Netshoes PRÉ-APROVADO para você. Solicite o seu N Card e tenha sempre benefícios especiais. Descontos todos os dias parcelamento exclusivo em até 15x sem juros.
Home Tudo de lifestyleSaiba a importância do uso de cotoveleiras e joelheiras

Saiba a importância do uso de cotoveleiras e joelheiras

O uso de cotoveleiras e joelheiras é bastante comum em alguns esportes, como skatismo, patinação ou vôlei. Esses acessórios servem para proteger as articulações e são classificados como órteses, um dispositivo externo que dá suporte ao corpo.   

“A necessidade de joelheiras e cotoveleiras depende do esporte, do atleta e da função do acessório. Em alguns casos, elas servem para amortecer o impacto, como acontece no handebol e no vôlei. Em outros, para dar estabilidade articular, por exemplo”, explica o médico André Pedrinelli, chefe do grupo de Medicina do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC/FMUSP e secretário geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).  

De acordo com o médico, naqueles esportes em que a queda faz parte da prática, a joelheira serve para prevenção de lesões. “A real necessidade do acessório vai depender da habilidade do atleta, do local em que ele vai praticar e da velocidade que ele vai desempenhar. É bom usar porque, se o praticante cair, há uma menor chance de se machucar”, diz. 

No entanto, o uso dos acessórios não impede que haja grandes traumas quando acontecer uma queda grave. “Uma joelheira não vai impedir uma fratura grave, mas ela amortece o impacto em um trauma leve”, complementa o ortopedista.  

Uma dica do médico para que a cotoveleira e a joelheira tenham bons resultados é escolher o tamanho certo, com a compressão adequada. Se estiver muito apertado, o acessório pode comprometer a parte venosa ou muscular do atleta. “Precisa ser confortável de usar”, indica. 

No geral, as joelheiras e cotoveleiras são feitas de um material expansível, como a espuma, e coberta por um tecido elástico, mas há diferenças importantes de um tipo para o outro, de acordo com o esporte a que são destinadas. “Por exemplo, os acessórios de skate têm uma camada acrílica porque são especiais para grandes impactos. Já as do vôlei e do handebol dispensam essa camada. Cada esporte tem um equipamento adequado para sua prática. É como o calçado. Você não vai usar uma chuteira de futebol de salão no campo e vice-versa”, completa.

Compre suas cotoveleiras e joelheiras na Netshoes